Comecei esse texto para participar do clube de escrita do 1001 gatos, mas nunca terminei o texto, faltou a quinta fruta! O título original era: 5 frutas que você não encontra em supermercados”. Para o texto não morrer no esquecimento, segue abaixo o que eu tinha escrito a uns meses atrás!

Amora (roxa e branca)
Sim, existe amora branca. Tinha um pé dessa variedade perto da casa minha vó, mas faz muito tempo que eu não vou até o local do pé para verificar se ele ainda existe.
O gosto era quase o mesmo da roxa, com o enorme difencial dele não manchar sua lingua, sua roupa, sua boca, o chão e onde mais a amora entrar em contato.
E era um pouco maior também!
Mas mesmo assim eu prefiro a amora roxa, pois é mais fácil de encontrar e tão gostosa quanto, talvez até mais. Sou capaz de passar horas em baixo de uma amoreira comendo amoras 🙂
Amora

Jabuticaba
Jaboticaba
O que dizer sobre a jabuticaba?
Vamos começar por uma lenda, tavez verdadeira, de que se você comer demais você “entope”, e o único modo de evitar isso é comer 3 jabuticabas com casca antes de começar a devorar todas as jabuticabas do pé.
Eu pessoalmente gosto muito da casca, e como quase todas com a casca mesmo, seguindo sempre um ritual, de primeiro comer o caroço e o sumo da fruta e depois a casca, se a jabuticaba estiver doce o suficiente.
Além do fato de ver a jabuticabeira carregada ser uma das coisas mais bonitas que existe!

Pitanga
Pitanga
Ah, a pitangueira. Simplesmente deliciosa, mas contém um defeito seríssimo: “bixinhos da fruta”, larvas, bigatos, etc. Ela é facilmente atacada pela mosca da fruta, o que pode acarretar em uma surpresa na hora de comer. Como a fruta é pequena, as vezes você nem vê que engoliu a larva.
Tirando esse terrível ponto fraco, a pitanga é uma fruta muito boa, e das três variedades que eu conheço – a roxa, a vermelha e a vermelha grande – a melhor é a vermelha grande, pelo simples fato de ser maior e ter mais polpa 🙂 Em segundo, quase empatando com o primeiro, fica a roxa! Que sensação de nostalgia, de pegar pitanga no quintal do Seu Dito…

Cereja Brasileira
Não conheço o nome real dessa fruta, mas como eu tenho ela no meu quintal e dificilmente encontro outro lugar em que ela exista, então o nome vai ser o que toda a minha família chama: cereja! Mas ela tem o mesmo problema da Pitanga: É facilmente atacada pela mosca da fruta.
Tirando esse fato, essa cereja é de cor roxa quando madura e mancha a roupa e o chão igual a amora. Caso ela não esteja muito madura, seu gosto é um pouco azedo. Outra característica é ela ser bastante frágil. A sensação de nostalgia dessa fruta é de comer ela no quintal da casa da minha bizavó!

obs: Talvez você encontre alguma dessas frutas em supermercados, mas é raro, muito raro! Dependendo da sua região, claro. No meu caso eu moro em São Paulo.