“Estava a toa na vida, meu amor me chamou, para ver o bolo assar, exalando cheiros de amor.”

Era aniversário da minha cunhada, e eu precisava fazer um bolo. Ela está grávida, e tinha desejo de comer um bolo de chocolate com cereja. Recorri ao livro de receitas de minha sogra, e encontrei uma antiga receita que sempre fez muito sucesso. Segue abaixo:

3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de chocolate em pó (é isso mesmo, muito chocolate)
1 colher de chá de bicarbonato
1 colher de sobremesa de fermento em pó (bem cheia)
1 pitada de sal
200g de margarina
2 e 1/2 xícaras de leite

É muito simples. Misture todos os ingredientes secos peneirados (misture bem, pois depois de acrescentar o leite fica muito difícil). Em uma leiteira (ou algo parecido), coloque o leite e a margarina para ferver. Após ferver, despeje o leite com a margarina nos ingredientes secos. Misture bem e despeje numa forma grande untada. Ponha imediatamente no forno pré-aquecido (Média para baixa – 180º).

Caso você seja vegan, pode substituir o leite por leite de soja.

Isso mesmo, não vai ovo.

Dica número 1: Testando o fermento. Antes de colocar o fermento, teste-o! Pegue um pouco, e coloque num pouco d’água. Ele deve borbulhar. Se não borbulhar, não use. Ele está estragado.

O bolo vai quente para o forno, ele assa em mais ou menos 45 minutos. Mas sempre teste com um palito grande de churrasco ou um garfo. Após espetar ele deve sair quase seco. O bolo é bem úmido, ele não fica completamente seco.

Agora para a cobertura. Nesse caso, de Nescau. Mas pode ser a seu gosto.

10 colheres de sopa cheias de Nescau
3 colheres de sopa de leite
1 colher de sopa de margarina.

Derreter no fogo e despejar sobre o bolo quente. Também pode-se colocar um colher de chá de baunilha nessa cobertura, que também fica gostoso.

Bolo inteiro
Na imagem acima, a cobertura é um ganache de cereja, uma cobertura diferente da especificada na receita.

Você também pode rechear. No meu caso, eu recheei o bolo com um creme de cerejas. Ele fica perfeito sem recheio, ou com qualquer outro recheio que você quiser, por exemplo, um brigadeiro ou geléias, pois o bolo não é tão doce.

Bolo cortado